1. O que é carência?
É o prazo que o beneficiário aguarda para utilizar os benefícios do plano. Cada plano, Pessoa Física, Pequena, Média Empresa ou Empresarial tem suas especificações.

2. Quando posso utilizar o plano?
A partir do cumprimento das carências. Os períodos de carência podem ser contados a partir da data da assinatura da proposta, assinatura do contrato ou do primeiro pagamento, o que ocorrer primeiro. No verso do cartão constam os prazos de carência.

3. Estou em carência, posso consultar no PA da Unimed? 
As consultas podem ser feitas somente após o cumprimento dos 30 dias de carência. É importante ressaltar também que as consultas no PA devem ser realizadas somente em casos de urgência e emergência, para que o atendimento seja mais rápido.

4. O que é consulta eletiva e consulta de emergência?
Consulta eletiva: atendimentos médicos que podem ser programados, ou seja, que não são considerados de urgência e emergência.
Consulta de emergência: atendimentos que implicam risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente.

5. Perdi meu cartão magnético, como devo proceder?
Compareça imediatamente à sede administrativa da Unimed ou em um dos Escritórios Regionais para a solicitação de cancelamento do cartão e emissão de 2ª via, se o seu plano for particular. Se for plano empresarial, procure o RH da empresa contratante.

6. Por que a mensalidade do plano aumentou?
Existem duas formas de reajuste em seu contrato: o reajuste anual determinado por meio de índice inflacionário e por mudança de faixa etária. Verifique as cláusulas contratuais.

7. Posso antecipar o pagamento das mensalidades para não cumprir as carências determinadas no contrato?
Não é possível.

8. Existe desconto na mensalidade se eu fizer um plano para minha família?
Sim. Atualmente, além do Plano Individual, comercializamos o Plano Familiar, um plano com valores especiais e cobertura completa para toda sua família.

9. Existe limite de idade para adquirir um plano de saúde da Unimed?
Não existe limite de idade para ser beneficiário da Unimed. No caso de menor de idade, o responsável pelo beneficiário deverá ter acima de 18 anos.

10. Para adquirir um plano de saúde é necessário ir pessoalmente à Unimed?
Não. O cliente pode solicitar uma visita de um Promotor de Vendas em sua residência ou empresa.

11. Qual o número mínimo de pessoas exigido para fazer um plano empresarial?
No mínimo 05 pessoas para plano PME – Pequena e Média Empresa.

12. Resido fora da região de atuação desta Unimed, mas prefiro o atendimento desta Cooperativa. Como devo proceder?
Esta Unimed somente pode comercializar e cobrir os planos de saúde para beneficiários que residam em sua área de ação: Amparo, Pedreira, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia e Monte Alegre do Sul. Orientamos que mantenha contato com a Unimed de sua região.

13. Se eu adquirir um plano de saúde da Unimed em período de gestação, terei cobertura para o parto?
A carência para o parto são de 300 dias. As consultas e exames simples poderão ser feitas dentro de 30 dias e exames especiais, como ultrassonografia, dentro de 180 dias.

14. Tenho plano de saúde de outra Unimed. Como faço para transferir para a Unimed Amparo?
Compareça à área comercial da Unimed Amparo com o comprovante de vínculo com outra Unimed (cópia do cartão de identificação) para nossa análise e outros esclarecimentos sobre o assunto.

15. Com quanto tempo de atraso o plano é cancelado?
Com 60 dias de atraso o contrato permite que o cancelamento seja feito por inadimplência.

16. O que é plano com Coparticipação?
A coparticipação é uma forma de redução no valor da mensalidade. O beneficiário contribui com um valor preestabelecido nas consultas, sessões de fisioterapia e internação psiquiátrica.