Atenção Personalizada à Saúde • APS

No cuidado às pessoas, APS significa Atenção Primária à Saúde. Mas a Unimed Cascavel amplia este conceito e reclassifica a sigla como Atenção Personalizada.

A Atenção Personalizada à Saúde é a sua porta de entrada no sistema, com o objetivo de responder de forma contínua, sistematizada e integral a maioria das necessidades de saúde de uma população, buscando a manutenção, promoção da qualidade de vida, prevenção de doenças e agravos e tratamento e reabilitação.
Para oferecer esse cuidado especial, a Cooperativa conta com duas unidades do CAS (Centro de Atenção à Saúde: uma em Cascavel e outra em Cafelândia).
Os atendimentos podem ser agendados através do telefone ou pelo link: https://portal.pepunimed.com.br/ 

Clínica da Unimed • Unidade Cascavel

Endereço: Av. Tancredo Neves, 1189 - Centro
Telefone e WhatsApp: (45) 3038- 8989
Horários de atendimento:
Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 22h.
Sábados: das 8h às 12h.

Clínica da Unimed • Unidade Cafelândia

Endereço: Av. Desembargador Munhoz de Mello, 87 – Sala 02
Telefone: (45) 3010-5015
Horários de atendimento:
Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Princípios da Atenção Personalizada à Saúde:

Promover o acesso rápido do paciente ao médico e à equipe de saúde.

Coordenação
       

Eficácia na organização de prontuários, históricos e avaliações médicas, para auxiliar na tomada de decisão sobre os cuidados à saúde do paciente.

Continuidade
       

Observar as necessidades do paciente ao longo do tempo para que as novas demandas, quando surgirem, sejam atendidas de maneira efetiva.

Integralidade
       

Oferecer cuidado integral ao paciente, respeitando as suas necessidades de promoção à saúde, prevenção de doenças e reabilitação.

Serviços e atendimento: 

Médico da família

Os beneficiários contam com o atendimento do médico da família. O médico da família é habilitado para cuidar da sua saúde desde o nascimento ao envelhecimento, promovendo um cuidado contínuo e evitando o aparecimento de doenças crônicas.


 

Coordenação do cuidado

Conta com a coordenação de cuidado, que caracteriza-se por um espaço na agenda do médico dedicado à avaliação de exames, renovação de receitas e demais atividades que não demandem a presença do beneficiário em consulta, visando agilizar as demandas. 

Atendimento multiprofissional

Conta com vários profissionais da saúde para oferecer um acompanhamento completo aos pacientes atendidos*: fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, psiquiatra e médico pediatra. 

Equipes de saúde

Todo beneficiário é vinculado à uma equipe de saúde de referência, e passa a contar com os cuidados de um médico de referência, uma equipe multiprofissional de acompanhamento e também com uma enfermeira que será a sua referência dentro da APS. 
 

Acompanhamento de doenças crônicas

Conta com a equipe de enfermagem que realiza o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, realizando o telemonitoramento e a busca ativa desses beneficiários, direcionando a atualização de exames, orientações de hábitos de vida, o encaminhamento para programas. 

Consulta eletiva

São aquelas de rotina, em que o (a) beneficiário (a) é agendado (a) em até 48 horas com o médico de referência para solicitar exames preventivos/de rotina, além de encaminhamento médicos, orientações, medicações, avaliação de rotina, entre outros.

Consulta demanda

São destinadas aos beneficiários com queixas que necessitam de atendimento em até 24 horas
Para os pacientes que passarem em consultas no CAS, ainda há um posto de enfermagem para aplicação de medicações endovenosas, subcutâneas, intramusculares ou por via oral.

Consulta de enfermagem

O beneficiário que realizar o atendimento na APS terá a sua disposição uma enfermeira de referência para realizar consultas de enfermagem com orientações e prescrição de cuidados. 

Referência e contrarreferência 

A referência e contrarreferência é um documento capaz de garantir comunicação eficaz entre o seu médico da família e o especialista da Operadora.  Para conhecer a rede de especialistas da rede de atenção à saúde, CLIQUE AQUI e acesse o Guia Médico da Unimed Cascavel.

Telemedicina

O serviço de telemedicina foi ampliado durante a pandemia de Covid-19. Por meio de um atendimento online, o médico faz a avaliação e, no fim da consulta, o (a) paciente recebe todos os documentos pelo e-mail cadastrado na hora do agendamento

Laboratório Unimed

Disponibiliza uma estrutura em que é realizada a coleta de exames laboratoriais e, após os resultados, os pacientes são avaliados pelo médico de referência e a equipe de enfermagem dá a devolutiva (a exemplo de orientações ou solicitações médicas).

Cartilhas: 

Clique aqui e faça o download da cartilha de serviços que a Atenção Personalizada à Saúde da Unimed Cascavel oferece aos beneficiários.

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